Blogue

Nova lei obriga a assumir dívidas do condomínio, em caso de venda

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

É obrigatório apresentar declaração de encargos e eventuais dívidas no momento da escritura, segundo o novo projeto-lei.

Use as ferramentas de partilha que encontra na página de artigo.

Alterações protegem os compradores, mas podem inviabilizar alguns negócios. Falta de clareza está a gerar diferentes interpretações e alguns bancos estão a fazer várias exigências acrescidas na declaração de dívidas ao condomínio.

Quem quiser vender a casa tem, primeiro, de pedir ao gestor de condomínio uma declaração onde constam todos os encargos do condomínio e eventuais dívidas a pagar. E este é mesmo um documento obrigatório no momento da escritura. Mas há exceções.

Em causa está um projeto-lei do PSD, apresentado em março, que vem alterar o regime de propriedade horizontal que existe há mais de 20 anos. Entretanto, o documento baixou à comissão sem votação e o texto de substituição elaborado pela Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação foi aprovado na passada sexta-feira, dia 19 de novembro de 2021.

Caso não haja comunicação, o condómino alienante ficará responsável pelo valor das despesas inerentes à identificação do novo proprietário e pelos encargos suportados com a mora no pagamento das despesas de condomínio da fração que se vencerem após a transação, refere o documento.

Esta declaração deve ser emitida pelo administrador no prazo máximo de 10 dias e constitui mesmo um “documento instrutório obrigatório da escritura ou do documento particular autenticado de alienação da fração em causa”, refere ainda o documento.

SEDE

Passeio do Adamastor nº6-C,
Edifício Sereia
Parque das Nações 1990-008 Lisboa

CONTACTOS

  • Email: atendimento@casadaporteira.pt
  • Telefone: +351 216 009 611
  • Telemóvel: +351 926 559 636

© Copyright 2021 . All Rights Reserved - CASA DA PORTEIRA Desined by Alfaiate da Web

Search