Fumar prejudica a saúde de todos. Até dos vizinhos de baixo que recolhem a cinza dos fumadores do andar superior.
Conflitos resultantes de varandas sujas e roupa danificada pela cinza de cigarros da vizinhança são frequentes.
Como agir? Desvalorizar ou reclamar?
De acordo com a lei do tabaco, é proibido fumar em elevadores, ascensores e similares bem como em parques de estacionamento cobertos. Esta norma é, pois, extensível a estes espaços comuns do condomínio.
É ainda possível ir mais longe e a assembleia de condóminos estender a proibição de fumar às restantes áreas comuns do edifício como, por exemplo, o hall de entrada do prédio ou as escadas, por maioria dos votos aprovada sem qualquer oposição.
Se for administrador de condomínio e tiver no prédio um número substancial de queixas relacionadas com o tema, opte por apostar numa campanha de sensibilização, socorrendo-se de cartazes e circulares espalhadas pelo condomínio. Aproveite também as assembleias que agora se realizam, para discutir o assunto entre todos, tentando chegar a um compromisso;
Dialogar é sempre a melhor estratégia. Manter a calma e a cordialidade é vital para se explicar os incómodos que o “hábito de fumar à janela ou à varanda” causam aos vizinhos.
Se o simples “recado” não levar o conflito a bom porto, o que resta aos outros vizinhos?
Calcular o valor monetário dos danos, mesmo que seja um valor aproximado, e apresentá-lo claramente poderá levar o vizinho fumador (ou vizinhos) a identificar-se com o problema.