1 - A qualidade de vida
Esta é a primeira grande vantagem de escolher viver num condomínio fechado, a sua qualidade de vida irá aumentar e esta é uma vantagem muito significativa.
Todos os fatores que já aqui vamos referir comprovam esta ilação: os proprietários de um imóvel num condomínio privado dispõem de várias infra-estruturas e comodidades, como garagem para vários veículos, arrumos e espaços verdes, assim como de um nível de segurança e privacidade muito mais elevado do que os moradores de um prédio comum.
2 - A privacidade
Esta é concerteza uma das principais vantagens para quem opta por adquirir uma casa num condomínio fechado. A privacidade é muito maior num imóvel deste tipo do que num prédio comum. Dificilmente irá receber visitas inesperadas de vendedores porta-a-porta e toda a gestão de entradas e saídas do condomínio acaba por ser feita pelo porteiro, se ele existir. Ao viver num apartamento ou moradia em condomínio privado terá a possibilidade de resguardar-se de olhares de pessoas estranhas já que quem partilha consigo o espaço do condomínio terá o mesmo objetivo e respeitará essa privacidade.
3 - A segurança
Por se tratar de um espaço fechado e vedado à restante vizinhança da zona, os condomínios privados são muito procurados pela segurança que proporcionam. Além dos muros, portões e paredes extra que fazem parte do sistema de segurança do espaço, muitas vezes também estão equipados com videovigilância nos espaços exteriores e contam com a ação de um ou mais profissionais para controlar as entradas e saídas de quem pretenda pôr um pé no espaço - um porteiro.
4 - As áreas de lazer
Muitos dos condomínios privados apresentam infraestruturas de lazer para moradores e convidados, que facilitam o dia-a-dia e evitam que se tenham de deslocar fora do espaço residencial. É o caso de ginásios, piscinas, salas para festas, espaços infantis, jardins, áreas com churrasqueiras, campos de jogos, entre outras demais infraestruturas que fazem parte da oferta de determinados empreendimentos.
5 - A comunidade
É verdade que os moradores de um condomínio privado se encontram isolados e restritos ao espaço do empreendimento, tendo por isso, pouco contacto com tudo o que se passa fora dele e com a respetiva vizinhança e redondezas. Todavia, é comum existir um grande senso de comunidade entre os residentes do espaço, que muitas vezes partilham laços de amizade e entreajuda. Afinal, todos eles procuram atingir um objetivo comum: partilhar o mesmo local de residência sem quaisquer quizílias, vivendo de forma tranquila e calma, podendo assim criar uma comunidade cívica e amistosa.



