Domótica deriva da palavra “Domus” que significa casa, associada com a palavra “Robótica”, ligada ao ato de realizar ações automáticas. Tem como objetivo controlar e automatizar a função dos equipamentos elétricos de forma integrada a um sistema central, podendo ser controlado de forma local ou remota.
O conceito de automação serve para criar soluções que facilitem a vida das pessoas na execução de tarefas e atividades diárias, incorporando soluções automáticas nas suas rotinas. Assim, adaptando conforto e melhoria de vida aos seus utilizadores!
Exemplos:
Controlar as luzes
É possível adequar o ambiente e programar fontes de iluminação, gerenciar o ambiente em várias situações, como tonalidade, cor e brilho.
Interruptores por comando de voz
Controlar sensores
Acompanhar em tempo real alarmes e sensores de segurança até mesmo longe de casa: detectar incêndios, fuga de água e de gás, quebra de vidros e invasões.
Ver em tempo real imagens das câmeras de segurança em seu circuito fechado, até mesmo longe de casa através do seu smartphone.
Climatização
Controlar e programar a temperatura ambiente ativando ar condiconado.
Controlar janelas com persianas elétricas
Interruptores por comando de voz
Multimédia
Programar todo sistema audiovisual, televisão e som.
*****
Principais vantagens:
- Modernidade
- Praticidade
- Fácil controle de recursos
- Economia energética
- Segurança
- Conforto
- Valorização do imóvel
A domótica vai de encontro a um nível melhor de vida para os humanos, apesar de ainda ser pouco divulgada promete ter muitos adeptos, ao associar várias áreas de estudo como eletrônica, elétrica, tecnologia da informação e automação.
É claro, ainda não é acessível a todos os bolsos.